sexta-feira, 29 de junho de 2007

Até aonde vai o “GERUNDISMO”?

Quem de nós, ao ligarmos para algum callcenter, nunca se deparou com frases do tipo “Vou ESTAR TRANSFERINDO sua ligação”? Essa má utilização do gerúndio se tornou um vício quase impossível de ser corrigido, o que os literários estudiosos denominam de “GERUNDISMO”. Isso é, na verdade, uma tentativa de enfeitar a fala utilizando regras da língua inglesa (ing). O gerúndio é uma forma de colocação do verbo que indica a ação sendo executada no momento da fala, por exemplo: “ESTOU TRANSFERINDO sua ligação”. Sendo assim, não é apropriado usar essa colocação para definir algo que ainda vai acontecer, está gramaticalmente incorreto. É mais apropriado dizer “VOU TRANSFERIR sua ligação” ou “TRANSFERIREI sua ligação”, se a ação de transferir a ligação será executada no futuro.

O triste é que, em toda esquina que você passa tem alguém viciado em gerundismo. É um tal de “vou estar fazendo, vou estar pedindo, vamos estar estudando” Arghhh!!! Ouço tanto que fico até com medo de pegar o vício também.
Pessoal, “vou fazer, vou pedir, vamos estudar”. É muito mais simples e correto!

3 comentários:

Flávio Rod disse...

Olá! Sobre o assunto, andei pesquisando (Até nesta frase ele aparece, hein?), e descobri que existem exceções, como é o caso do futuro composto. Assim, é correto dizer: "Estarei transferindo"; "Estarei esperando por você", etc.
O que escrevi acima tem respaldo de uma amiga minha, formada em letras Português e Espanhol.
Acho que o assunto merece uma réplica!

Celinha disse...

Oi Flávio! Se você fizer uma pesquisa na internet ou em livros de gramática verá que a regra do futuro composto não envolve o uso de gerúndio, e sim do particípio. Editei um novo post explicando isso, dê uma olhada.
Quanto à sua amiga, independente de sua formação, diga para ela verificar o caso mais profundamente, ela está equivocada. Não há justificativa para o uso de gerúndio que não seja para definir uma ação no presente.

Noz Moscada disse...

eu falo no gerundio e nunca penso em termos gramaticais, e o mais normal é me perguntrem se sou brasileira, sobretudo quando estou falando na net. Mas,em portugal há terras em que se fala no gerúndio e não é por influência das telenovelas.....
Mas o normal é dizer para mim é calro estou vendo ou vou caminhando, ou estava fazendo.....o irei fazendo não me lembro de usar, estar transferindo.......estar fazendo....
bom não sou linguistica e meti-me por aqui só por achar graça à sua observação....
Mas, fala-se tão mal, que ja não sei, se saia falando, rindo ou chorando...........
beijinhos