segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Parabéns para mim!

Hoje faço 32 anos. Muitas pessoas, a maioria delas, diz que não pareço nem de longe ter a idade que tenho. Gosto bastante disso, hehe! A verdade é que estou muito feliz. Vivo uma fase maravilhosa e este aniversário está sendo comemorado com a maior alegria. Agradeço a Deus, primeiramente por me amar de forma tão especial, apesar de eu ser uma filha tão imperfeita, e, além disso, por ter-me ajudado a fazer muitas conquistas importantes até aqui, algumas que, em algum dia, pensei não ser capaz de conseguir. Agradeço também por Ele ter-me presenteado com o Nil, uma pessoa muito mais que especial, que torna esta e todas as outras datas, comemorativas ou não, tão maravilhosas.

O post de hoje será longo e é duplamente especial. Nele quero expressar minha alegria pelo meu 32º aniversário – já o fiz acima – e também quero contar sobre o maravilhoso presente de aniversário que ganhei do Nil: um fim de semana em Pedra Azul!


A região de montanhas capixabas é linda! Eu sou apaixonada por esse lugar! Tenho que lhes dizer que, se algum dia vocês vierem ao Espírito Santo, não deixem de conhecer as cidades serranas e se hospedar em um dos muitos hotéis ou pousadas daqui. Tenho certeza de que ficarão muito bem impressionados.

Pedra Azul é uma reserva localizada no município de Domingos Martins, onde está uma elevação magnífica que dá nome ao local: a pedra azul. É uma formação rochosa em granito de cerca de 500m de altura que, conforme a época, recebe tons de azul-esverdeado. No Parque Estadual da Pedra Azul, pode-se agendar caminhadas pelas diversas trilhas da reserva que dão acesso às belíssimas piscinas naturais, à trilha do lagarto ou aos paredões da pedra azul. Mas o passeio exige bom condicionamento físico, pois as trilhas podem atingir até 1200m de altura. Eu deixei a aventura para outra ocasião, hehe. A biodiversidade local é rica, onde se encontra espécies como macacos, tatus, tamanduás, onças pintadas e até o sagüi-da-serra, ameaçado de extinção. Entre a vegetação, encontramos variadas espécies de orquídeas, bromélias, ipês, cedros, dentre outros.

Sábado acordamos com um dia tão lindo, como foi a sexta-feira. Resolvemos umas coisinhas rápidas e pegamos a BR 262 rumo à Pedra Azul. Chegamos lá pontualmente às 12hs e, de cara, eu fiquei encantada com o lugar onde nos hospedamos: a Pousada Aracê. Eu só a tinha visto pela internet, e como o site não é lá essas coisas, não imaginei que ela fosse tão jeitosa e aconchegante. Claro que só fizemos a reserva por que fomos bem recomendados por uma colega de trabalho do Nil, que já havia se hospedado por lá e achou tudo ótimo. Nossa suíte, com hidromassagem e lareira, era um aconchego. Mas o que me chamou à atenção foi o ar super fresco em pleno meio-dia, aliado à natureza linda em volta dos chalés. A pousada fica no distrito de Aracê, um lugarejo muito charmoso que nos fez sentir como se estivéssemos num cenário de novela antiga do horário das seis. Após nos alojarmos, saímos para almoçar no restaurante Peterles, uma graça em estilo rústico e com comida saborosíssima. O restaurante funciona desde 1981 e, juntamente com a pousada de mesmo nome, pertence à família Peterles de imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1885. Não consegui tirar fotos do local, pois estava bem cheio o chip de memória da minha câmera resolveu me dar um susto enquanto estávamos lá.

O Sábado seguiu com muitos clics e descobertas das belezas da região. À tarde fizemos um lanche na Cantina que fica em frente à pousada onde nos hospedamos. Comi pão com lingüiça (nham, nham, nham), coisa de roça mesmo, que eu não comia há tanto tempo. Mas não estou falando de qualquer lingüiça. O produto é fabricado ali mesmo, com puro pernil suíno, sem toucinho e vendido a quilo numa casa de produtos da região. Trouxemos um quilo para casa.

Á noite chegou com um frio que eu não acreditei. Fazia pelo menos uns 18º e, de madrugada, acredito que se chegou a uns 15º (não riam, isso é considerado frio por aqui). Tomamos um caldo verde ali mesmo e nos enrolamos em edredons macios, depois de um delicioso banho de imersão bem quentinho. Decidimos dispensar a lareira, pois a graça estava em curtir o friozinho que fazia.

O domingo começou com um café da manhã que ainda me dá água na boca só de lembrar. Não há nada melhor que os cafés da manhã de hotéis interioranos. Tudo tem um sabor tão especial! Ah, aquele pão com tempero verde e o queijo tipo minas! Não se encontra igual em lugar nenhum. Depois de me deliciar, fomos passear pelas redondezas. Visitamos outra pousada, a Dos Pinhos, que é simplesmente maravilhosa. Gostaríamos de ter reservado lá, mas estava lotada. Fizemos belas fotos, tomamos uma taça de vinho e continuamos nosso passeio, até lá pela hora do almoço, quando retornamos à Aracê. Lá na Cantina comemos uma refeição bem mineira, com um feijão inigualável e polenta frita com queijo. Hummm!

À tarde voltamos para casa, fazendo algumas paradas pelo caminho, na Casa da Bica e no Hotel Vista Linda. Só para contemplar e fotografar.

Depois de dias tão tumultuados como foi a semana passada, esse passeio serviu para restaurar o vigor e as energias. Curti muito, me deliciei (muito além do que devia) com as guloseimas que só aquela gente sabe preparar, dei estrondosas risadas com meu bem-humorado marido e me encantei com os lugares lindos por onde passamos. A natureza tão linda e exuberante nos revela o cuidado de Deus em nos oferecer tão perfeita criação, que nos alegra a alma só de olhar.

Presentão, vocês concordam?

Agora apreciem as fotos abaixo e outras dezenas delas aqui também.







12 comentários:

Lou Mello disse...

Parabéns! Agora sei porque o mundo ficou melhor nos últimos trinta e dois anos.

Taty disse...

Flor, parabéns!!!!!!! Tudo de bom pra vc, q esse seja o começo de uma fase ainda mais linda.
Um beijo!!

Georgia disse...

Célia!!! Que linda comemoracao, me deu água na boca, nos olhos. Me deliciei com tanta coisa linda e de imaginar que o seu Amor lhe presenteou um dia maravilhoso assim. Deus continue abencoando vocês e que você continue com esse seu jeito menina.

Grande beijo em vocês!!!

Andréia disse...

poxa parabens atrasado! e que bom que está feliz que Deus continue te abençoando..

que presentão hein.. nossa! lugar lindoooooo

Victor Fontana disse...

Pelo aniversário, parabéns atrasado!!

pelos posts inteligentes e comentários em outros blogs tbm inspirados, parabéns sempre!

Deus te abençoe!

Ricardo Luiz disse...

Parabéns Célia!!!
Que Deus nosso Pai, amado, querido e de infinita bondade, lhe permita muitos anos ainda de vida!
Que sonho teu passeio pela serra capixaba, hein?? Deu até vontade!!
Quem sabe não faça um desses também!
As fotos são de encher os olhos, e, olha, encanta demais!!
Dscp pela ausência em meus posts, ando meio corrido com o inicio das aulas... Mas estou sempre acompanhando a quantas andam os blogs de meus amigos!

Um bjo querida!
Ótima semana!

O Profeta disse...

Que giro, eu dava-te para aí um 20...parabéns minha querida e muitas felicidades...


A chama que explode na noite
Consumiu a palavra dispersa
As virtudes do som das águas
Ouvem-se na manhã que começa


As palavras também se sentem no silêncio
Convido-te a ouvir as minhas


Doce beijo

Casamento feliz disse...

Flor , parabééééns , mesmo atrasado é de coraçao . Tb pedi uma viagem de presente para o meu love , vamos ver se ele vai me dar . Adorei o passeio e o lugar é perfeito mesmo

Beijokas

Tiago Enes disse...

Oi

O Blog tá muito legal!
Bons posts!

Parabéns!

Abraço!


Se puder visite!!!

http://tiagoenes.blogspot.com/

Julie disse...

Ola entrei no seu blog a partir do blog da thay( sabores e artes) e adorei o seu cantinho... muito legal...PARABENS PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!! Tudo de bom... muita paz, muita saude, muita paz e muita harmonia.
Tenha um dia iluminado.

bruno disse...

vejo que a comemoração foi em grande...

parabéns! (vão com um pequeno atraso mas, sabe né? mais vale tarde...)

Celia Rodrigues disse...

Lou, quanta gentileza! Obrigada! Abraços...

Taty, obrigada! Beijo!

Lindo mesmo, Geórgia. Eu fiquei deslumbrada. Obrigada e bjim!

Obrigada, Andréia! Beijo!

Obrigada, Victor!

Oi Ricardo, entendo sua correria, eu também não tenho tempo às vezes de passear pelos blogs amigos.
Tomara que você possa mesmo conhecer o espírito Santo um dia!
Obrigada pelas felicitações! Abraço!

Profeta, como sempre, um singelo comentário! Abraço!

Obrigada, Fabi! Tomara que sua viagem seja tão agradável quanto a minha. Beijo!

Olá Tiago! Seja muito bem-vindo. Obrigada!

Julie, seja muito bem-vinda! Também andei dando uma olhada no seu blog, muito legal. Uma frase que encontrei lá inspirou o próximo texto do Prisma. Um abraço!

Obrigada, Luciano! Realmente, foi uma das melhores comemorações de aniversário dos últimos tempos! Um abraço!