segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Escrever, algo a ser aprendido


As pessoas que lêem meus textos normalmente os elogiam. Dizem que escrevo bem, que tenho criatividade e que consigo comunicar minhas ideias de forma clara e coesa. Alguns já me perguntaram como consigo fazer isso, ou o que sugiro para que consigam o mesmo.

Primeiro, apesar de, na maioria das vezes, eu gostar dos meus próprios textos, penso que há um longo caminho a percorrer para que eu possa ostentar o adjetivo de boa escritora. Ainda carrego inúmeras deficiências nessa área, às vezes difíceis de superar. Acho que é por esse sentimento que ainda não consegui dar vida ao sonho de escrever meu livro. Mas também percebo que quanto mais escrevo, melhor me torno nesse ofício. Então, se tiver que orientar alguém neste quesito, a primeira regra seria: comece a escrever.

É ingênuo pensar ser possível tornar-se um bom escritor de uma hora para outra. A escrita exige um mínimo de interesse pelo estudo da língua e o gosto por colocar os pensamentos no papel. As primeiras tentativas podem parecer catastróficas, mas antes de sentir-se frustrado, saiba que o exercício é que torna a prática de qualquer coisa algo agradável. Tenho o hábito de escrever desde a adolescência, mas, se pego os meus diários e começo a ler os textos de décadas atrás, que lástima! Incoerência, falta de clareza na exposição das idéias, inúmeros erros de grafia! Sem dúvida, foi uma grande evolução até aqui.

A segunda e mais importante dica que eu daria a quem deseja ser um bom escritor é: leia muito! A leitura expande os horizontes intelectuais de uma pessoa. Além de ampliar seus conhecimentos e torná-la mais questionadora, uma boa leitura aguça o senso de organização das ideias, característica essencial para que uma escrita seja bem compreendida. Não há nada pior do que ler um texto em que as ideias estejam entrecortadas e sem conexão. É como querer montar um quebra-cabeça colocando as peças nas posições erradas. Por mais que elas pertençam a um mesmo contexto, dificilmente a imagem será bem apreciada.

Recapitulando, as características básicas que fazem um bom escritor são: o gosto pela escrita e o aprimoramento da mesma pelo seu exercício e pela leitura incansáveis. Algo que também ajuda bastante é a dedicação em fazer bem feito. É comum percebermos, especialmente no meio amador, aqueles que não revisam seus textos, que jogam as ideias de forma aleatória, que mantêm um vocabulário pobre e ainda optam por utilizar vícios de linguagem. Não tenha preguiça de utilizar um bom dicionário, tanto para conferir a grafia, quanto para saber se o seu significado cabe no contexto em que está sendo utilizado, e, ainda, como meio de diversificar uma mesma palavra dentro do texto, tornando-o mais rico.

Nunca subestime seu texto. Em qualquer que seja o meio que ele veiculará, ou qualquer que seja o seu objetivo, ele o valorizará como escritor... ou não.

12 comentários:

Luciano Ferreira Gomes disse...

Vejo que você está chegando a um novo nível na arte da escrita...
Isso é maravilhoso!
Amei esta frase: "...o exercício é que torna a prática de qualquer coisa algo agradável." simplesmente inspirada por Deus!
Vida longa e que Papai te abençoe ricamente!

Georgia disse...

Célia, muito bom o seu texto com essas dicas. Eu mesma quis ter um blog para treinar a escrita.

um beijo grande e parabéns pelo post

Anônimo disse...

Acho que escrever se assemelha muito ao ofício de cozinhar. Os melhores cozinheiros são aqueles que gostam da comida que fazem - são os mais gordinhos também. Vou ficar de olho nas suas dicas para ver se engordo minha cabeça.

Lécio Machado - Advocacia Criminal do Espírito Santo disse...

Acho que escrever se assemelha muito ao ofício de cozinhar. Os melhores cozinheiros são aqueles que gostam da comida que fazem - são os mais gordinhos também. Vou ficar de olho nas suas dicas para ver se engordo minha cabeça.

vivendo disse...

Oi, Celinha! Belo texto. Bem escrito.Você é dez.Saudades suas. Estou voltando devagar ao mundo dos blogs, mas estou voltando...beijo, Vivi e Davi

vivendo disse...

Tudo aqui é bacana...além de você (muito querida!!),das palavras, das fotos, tem um bolo de fubá...beijo, Vivi

Betho Sides disse...

Você diz no painel do seu blog " A Blogueira" Então vim convidar a blogueira a participar do 1º Encontro Nacional de Blogueiros em Dezembro. + informações no meu blog:
http://bethosides.blogspot.com/
Ainda existe a possibilidade de participar de um concurso e ganhar o pacote inteiramente de graça.
Visite-me!
Forte Abraço
Betho

lairmaria disse...

Querida,
Que texto excelente !!! Parabéns !!! Amo passar pelo seu blog e ler as novidades. Sempre saio daqui mais enriquecida. Ultimamente tenho lido muito mais que escrito alguma coisa. Acho que saio daqui incentivada a começar escrever. Vc me inspira !!!
Deus te abençoe.
Bjs.

Sonia H. disse...

Célia,
Você escreve muito bem sim! Gosto muito de ler os teus textos, pois além de serem coesos, são prazerosos aos olhos da leitora...
Este é mais um excelente texto - ótimas dicas.
Parabéns!
Beijos,

Luma Rosa disse...

Eu não daria conselhos diferentes dos seus, aliás, recentemente postei sobre isto, mas não fui muito bem compreendida. O que vejo muito por aí, saõ os pretensos escritores lendo apenas aquilo que escrevem e a eles bastam. Pois não deviam se contentar com isto. Se quiser ler o texto - http://retwt.me/Ps9j - Boa semana! Beijus,

Luma Rosa disse...

Eita! Passei o link da postagem "Vida de Escritor" - e a continuidade "Escritores invisíveis" - http://retwt.me/TTHz - Beijus,

Lucy Lordelo disse...

Q dicas preciosas!!!
Escrever é inspiração, mas acima de tudo transpiração. Nunca me esqueço desta máxima sempre enfatizada pelos meus professores. Certíssimos!!!
Um grande abraço.