quarta-feira, 28 de abril de 2010

Olinda! Oh, linda!

Aqui estou eu para mais um trecho encantador das férias.

Sempre quis conhecer Olinda. Tenho verdadeira atração por cidades históricas, monumentos, casarios e sempre que via Olinda na TV pensava que gostaria de passar por lá. Diferente do grande Recife, Olinda acolhe com suas ruelas e sobrados coloridos.

Visitamos a Catedral da Sé enquanto um guia nos dava várias informações históricas e ao fim ficamos boquiabertos com a paisagem aos fundos da igreja. Eu ficaria ali durantes horas, só contemplando e me inspirando.

Também passamos por uma casa de artesanatos – dentre tantas – e pelo antigo mercado de escravos que hoje é também um mercado popular. Acho incrível estar num lugar que é marco da nossa história. Na minha cabeça vinham imagens dos africanos acorrentados no pátio enquanto os senhores de engenho examinavam seus dentes...

A minha única frustração foi não poder entrar na Igreja de São Bento, a igreja com interior mais belo da região. Faltavam cinco minutos para o meio dia quando estacionamos no local e o padre já havia trancado os portões. A mim me restou apenas fotografar a fachada.


1 - Chegada em Olinda e mercadinho de artesanato; 2- De dentro do carro, casa de Alceu Valença (amarela e azul, lado esquerdo) e Mosteiro de São Bento;
3 - Altar de ouro na Catedral da Sé e antigo mercado de escravos;
4 - Vista maravilhosa da Praça da Sé;
5 - Despedida com almoço à beira mar e linda homenagem de Marcos Freire à Olinda.

3 comentários:

Carmem Tristão disse...

lindas fotos! lindo também o novo layout do blog :)

Georgia disse...

Olinda, Casa Amarela, o mercadinho do artesanato todos esses lugares cheiram a nossa cultura brasileira.

Ótimo passeio o de vcs, parabéns!


Bjao

nilton disse...

Realmente é "Olinda" mesmo!