quinta-feira, 22 de abril de 2010

Recife

Sempre gostei de falar da minha terra, aqui no blog, mas hoje vamos falar de outras terras. Se bem que, em se tratando de Brasil, não deixo de pertencer a esta também.

Pois bem, nessas férias resolvi ir ali ao nordeste saber um pouco mais daquela região, da qual só conhecia a Bahia até então. Começamos por Recife, cidade linda, grande, e muito receptiva com os turistas. Belíssima a Praia de Boa Viagem onde nos hospedamos.

Descobri que o nome da cidade se deriva da palavra arrecife, que se trata de formações rochosas comuns em toda a sua costa. Esses arrecifes proporcionam um interessante fenômeno natural nos mares da região. Quando a maré fica baixa, eles promovem a formação de piscinas naturais agradabilíssimas para um banho tranquilo.

Aliás, piscinas naturais é o que não falta em praticamente todas as praias que visitamos em Pernambuco. Cada uma com uma peculiaridade. Mas isso é assunto para outros post’s .

A visita à Recife pode ser classificada como um turismo cultural. Lá conhecemos prédios públicos importantes e pontos turísticos ligados à história da cidade e do país. É o caso da Casa da Cultura, antes uma prisão que por estar localizada num centro urbano, foi transferida de lugar dando origem a um grande mercado. O interessante é que as lojas funcionam nas antigas celas, das quais uma conservada no seu estado original para que os visitantes tenham uma ideia de como era a vida dos detentos ali.

Outro lugar maravilhoso que visitamos foi o Instituto Ricardo Brennand, que mantém dois museus muito interessantes que funcionam em castelos. Um expõe obras de arte, mobiliário, tapeçaria e esculturas dos séculos XV a XIX e o outro é um museu de armas também desse período, tudo colecionado por Ricardo Brennand ao longo de 50 anos. Um espetáculo!

Abaixo, algumas fotos da viagem. Aqui tem mais algumas dezenas (álbum em edição).

Praia de Boa Viagem e Entrada do Palácio do Governo

Ruas do Recife Antigo

Casa da Cultura

Livraria Cultura e Shopping Paço Alfândega

Museu Ricardo Brennand

3 comentários:

Aninha Pontes disse...

Célia meu bem:
Que delícia de passeio heim?
Estive em Recife também, fui à praia de Boa Viagem, mas gostei tanto de Olinda, que resolvia ficar hospedada lá.
Mas sem dúvida, o lugar é maravilhoso, e as praias de uma beleza magnifíca.
Parabéns pelo passeio.
Puxa, quanto tempo não nos víamos né?
Fiquei contente com sua visita. Etou bem devagar com o blogue. Um pouco falta de tempo, e outro tanto desmotivada mesmo.
Mas vale pelas nossas amizades.
Foram grande e deliciosas conquistas nesse sentido.
Vamo nos vendo.

Mary disse...

infelizmente vc tá certa amiga esta fase inicial do trabalho é necessária para que depois tudo corra bem, mas tô pagando alguns pecados adiantados, acredite..

amiga tua viagem me parece ter sido maravilhosa hein?? recife está no topo da minha lista de viagens futuras, sempre quis conhecer, vou aproveitar os toques q vc deu no post no dia em que viajar..

bjos mil e ótimo domingo..

Georgia disse...

Menina que delícia de viagem essa a de vocês. Já estive em Recife por duas vezes, mas há muito tempo, deve estar tudo muito diferente agora. A Praia da Boa Viagem sempre foi uma das mais bonitas.

Um bjao