terça-feira, 4 de maio de 2010

É a vez do turismo natural

Fim da pausa para o chororô, voltemos ao paraíso. Depois de passear por ruas, alamedas, museus e monumentos históricos, chega de turismo cultural. É hora de relaxar! Nesta etapa das férias vamos rumo às praias mais belas que já conheci.

Ilha de Itamaracá

Enquanto estávamos em Recife, visitamos essa ilha que dista da capital cerca de 50 quilômetros ao sul. Ela é cercada por uma diversidade de belezas naturais que tivemos o privilégio de conhecer.

Iniciamos com um passeio de barco rumo às piscinas, 4 quilômetros mar adentro. Ao aproximarmos, ficaram visíveis os bancos de corais ao fundo da água cristalina e as piscinas como se fossem grandes poças em meio a eles, com o fundo coberto de areia proporcionando à água um azul indescritível. Ficamos ali por algum tempo curtindo aquele banho maravilhoso, eu encantada com essas primeiras piscinas visitadas, sequer imaginando as que viriam nos dias a seguir.

Ainda em Itamaracá, visitamos a Comunidade de Vila Velha. Alguns nativos que não possuíam casa passaram algum tempo alojados numa antiga fornalha de cal desativada. Como o lugar era bastante rústico e pequeno, pediram autorização para construir uma cabana sobre a fornalha, fixando ali sua moradia e formando assim a comunidade. Eles são responsáveis por preservar o lugar e vivem da pesca, do cultivo de alguns alimentos ao redor da casa e da contribuição de turistas que visitam o local.

Nosso trajeto continuou pelos manguezais da região até chegarmos à Coroa do Avião, um banco de areia que se formou na década de 1980. Nessa minúscula ilha há inúmeros bares que servem ao turista com um vasto cardápio de comidas típicas além de uma variedade de drinks deliciosos.

O melhor desse dia? O sol que nos presenteou com seus raios escaldantes depois de começar o dia escondido entre as nuvens.
1 - A Ilha ficando para trás;
2 - As piscinas naturais de Itamaracá;
3 - A cabana na comunidade de Vila Velha;
4 - Coroa do Avião.

4 comentários:

Lucy Lordelo disse...

Q delícia!!! Não sabia q estava de férias!
Adorei o novo layout do blog. Luxo!! rsrs
Quando vai aprecer no twitter de novo?
Um beijão.
P.S. Nem é preciso dizer isso, mas... DIVIRTA-SE muito!! :)=

Georgia disse...

Que delícia, Célia. As fotos estao linda. Vc está com uma carinha super feliz.

Bjao

Jannine disse...

Amiga, o blog está lindo, e eu até fiquei com vontade de conhecer esta ilha que vc falou...ehehehehe.
Super beijo e que Deus te abençoe.

Vanessa Valadares disse...

Que lugar lindo....viagem boa essa.
Férias é bom demais.....
Beijokas