quarta-feira, 21 de julho de 2010

Coleções

Costumo ler bastante sobre decoração e uma coisa que sempre me chama a atenção nesse gênero é a menção sobre coleções. Os colecionadores costumam levar tão a sério seu hobby que alguns projetos prevêem a execução de móveis ou ambientes exclusivos para organizar os mais variados tipos de quinquilharia em grupo.

É muito interessante, para não dizer engraçado, observar as preferências das pessoas quando aderem a uma coleção. Há aquelas opções elegantes e clássicas como colecionar moedas antigas ou de diversas nacionalidades, miniaturas de Ferrari, vinhos raros ou selos. Mas em algum momento sempre aparece alguém para barbarizar com as convenções elegantes, hehe.

Uma simpática moça é colecionadora de abacaxis (de louça) e outra de elefantes. Uma senhora coleciona canecas. Outra coleciona esferas de vidro, louça e outros materiais nas mais variadas cores, além de reunir pingüins de geladeira (sobre a geladeira!!!). Um rapaz coleciona discos de vinil e há até quem colecione garrafas de pinga.

Fiquei pensando em algo que pudesse colecionar também... Não, não, com certeza isso não é o tipo de coisa que combina comigo. Não sou do tipo que junta coisas, que fica guardando para o caso de precisar, sempre me livro que tudo que não tenha utilidade para mim. Claro que às vezes me arrependo, mas aí já é tarde. Além do mais, d-e-t-e-s-t-o miniaturas e não suporto a sensação de acúmulo. Minimalista, esta é uma boa classificação para mim. Ainda assim, admiro os colecionadores.

E devo confessar que já fui uma colecionadora também. Afinal, qual a adolescente da minha geração que não teve uma coleção de papéis de carta? E este fato reforça a idéia de que não tenho o menor espírito para a coisa: nem sei que fim levou a tal coleção!

6 comentários:

Luma Rosa disse...

Não gosto de coleções porque sou alergica e isto pra mim, só serve para juntar pó! (rs*) Tenho guardada em caixa coleções antigas de quando era criança, mas isso não conta! Em geral, o colecionador quer mostrar e dispõe de lugar de destaque na casa para este fim. A minha casa, pode-se dizer que é uma casa de bonecas, tem lugar para tudo, mas tudo sem excesso! Beijus,

Priscilla disse...

Me identifiquei com o final do seu post... coleções de papel de carta! Eu tive!! E não sei que fim dei naquilo.. Em minha futura casa, coleções? Só de livros. Distância de bibelôs e afins. Abraços, Célia!

Carmem Tristão disse...

ah, boba, to tentando começar minha coleção de bengalas, mas ainda não consegui convencer marido rsrsrsrs

Célia, eu sei que isso não se pede, mas você me ajudaria muito se pudesse se tornar seguidora do blog http://abibliadamidiasocial.blogspot.com. É meu cliente e sou eu quem está fazendo o blog. E eu to precisando movimentar a casa. Eu agradeço muitão!

Meire disse...

Célia, eu estou na fase "quero ser minimalista" mas ta dificil...pra mim ter 3 objetos ja é motivo de coleçao.
Ja colecionei Chaveiros, cartoes postais, canetas, saquinhos de açucar...rs este ultimo joguei no lixo, os chaveiros perderam-se no tempo, as cnaetas ficaram no Brasil e hoje tenho aqui comigo os postais de diversas partes do mundo, mas como disse estou exercitando minha mente para me tronar uma mulher minimalista, sera q consigo?

bjs

Mary disse...

amiga depois de um sumiço longo cá estou eu novamente.. hehehe.. como boa adolescente já colecionei papel de cartas tb, infelizmente nem isso não foi bem na adolescencia e sim na infância, por tanto a maior parte deles sumiu ou foi mais conservada, infelizmente.. nos meus 16, 17 anos colecionava material de atores/novelas, isso eu aprendi a guardar bem, mesmo ñ mexendo mais cuido de tudo até hj.. bjos mil amiga e ótima semana..

http://graceolsson.com/blog disse...

Célia, eu coleciono xicaras de lugares por onde passei. isso faz um bem danado..bjs e dias felzies