sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Comidinha especial

.
.

Aqui em casa, fim de semana é reservado para o preparo de uma comidinha especial. Não é novidade nenhuma que eu amo cozinhar, mas para quem passa até onze horas diárias fora de casa durante a semana, às vezes fica difícil se dedicar à cozinha, ainda que isso seja um prazer.

No último fim de semana preparei um Escondidinho de Carne, um prato tão saboroso quanto fácil de fazer. Para quem quiser dar um up no próximo fim de semana, basta clicar no link “Continue lendo” logo aí em baixo e copiar a receita.


Ingredientes

1 Kg batatas
700 g de carne de boi de sua preferência moída
2 dentes de alho bem amassadinhos
1 cebola pequena batidinha
1 pimentão verde pequeno cortado em cubinhos
2 tomates médios sem pele e sem sementes cortados em cubinhos
5 colheres das de sopa de óleo
1 colher das de sopa, rasa, de coloral
Tempero verde, pimenta do reino e sal a gosto
Ervas finas desidratadas a gosto
2 colheres das de sopa de polpa de tomate industrializada
2 colheres das de sopa de manteiga
1 litro de água
1 sache (ou cubo) de caldo de galinha, ou meio litro do caldo caseiro
Fatias de queijo mussarela
½ Caixa de creme de leite

Modo de preparo

Purê
Cozinhe as batatas já descascadas em um litro de água com sal e o caldo de galinha. Se preferir o caldo caseiro ao industrializado, use ½ litro de caldo e ½ litro de água. Deixe que cozinhe até que as batatas fiquem desmanchando. Escorra a água e faça um purê. Em fogo médio dissolva a manteiga. A ela acrescente uma colher das de café de azeite. Coloque o purê e misture bem. Acrescente o creme de leite (sem soro) e mistura mais. Desligue o fogo e reserve.

RecheioNuma panela coloque o óleo e a cebola e deixe fritar um pouquinho, sem dourar. Então coloque o alho, frite mais um pouquinho e adicione o coloral. Acrescente a carne e misture bem. Tempere com sal, pimenta e as ervas finas. Espere que a água, que solta naturalmente da carne, seque e ela frite um pouco até ficar meio dourada. Durante esse processo vá mexendo de vez em quando para não queimar. Coloque cerca de 200 ml de água e deixe a carne cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, acrescente o tomate picado, o pimentão e a polpa de tomate e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente o tempero verde e desligue o fogo. Se for preciso, acrescente mais água durante esse processo, mas é importante que, terminado o cozimento, a carne esteja cremosa, mas sem caldo.

MontagemNum refratário, coloque uma generosa camada de purê, acomodando-a e alisando-a com uma colher. Cubra o purê com uma camada de carne sem caldo para não desandar o prato. Sobre a camada de carne coloque outra camada de purê. Cubra-a com as fatias de queijo, polvilhe orégano desidratado e leve ao forno para gratinar. Serve quatro pessoas.

Importante

Tanto o purê quanto a carne devem estar frios, ou pelo menos mornos, a fim de que as camadas não se misturem e fique mais fácil montar o prato.

Dica
Para quem faz questão de acompanhamento, arroz com brócolis e chips de batata doce são boas opções.

4 comentários:

Georgia disse...

Célia, faz um tempaoque vc nao posta uma comidinha tua por aqui, rs.

Gostei do escondidinho.

Boa semana

Bjao

Gisa disse...

Huuuuuuuuuummmmm adoro viu !! aqui em casa é essa comidinha é parte da familia kkk

bjs

Sabor de Pitanga disse...

Olá Célia!

Em primeiro lugar, quero-lhe agradecer pela vida a Sabor de Pitanga e, dizer que algo em comum, em nós, descobri tao logo entrei em seu blog! Adoro cozinhar e nao é fácil sair daqui sem engordar alguns quilinhos com seu "escondidinho"... rsrsrs

Abracos

Sabor de Pitanga disse...

Corrigindo: pela visita!