quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quem não tem cão, caça “com” gato

Esse ditado não tem uma história, exatamente, mas uma particularidade que vale à pena ser esclarecida. Por acaso alguém já viu um caçador com um gato “encoleirado” indo à caça? Acredito que ninguém tenha presenciado cena tão inusitada. Então essa frase não faz muito sentido, certo...?

Na verdade, o dito original é: “Quem não tem cão, caça COMO gato”, ou seja, sozinho. Explicando: o homem não possui habilidades naturais para, por si só, sair à caça, necessitando da ajuda dos cães que, por sua vez, precisam de motivações e estímulos para tal (receber uma gratificação ou conhecer o cheiro do objeto da caça, por exemplo). Ao contrário dessas espécies, o gato sabe se virar perfeitamente bem para caçar as sua presa e tem uma maneira toda especial de fazer isso, se esgueirando de forma astuta, quase imperceptível. Além de fazer o que é preciso de forma bem feita, não depende de ajuda alguma para isso. Segundo o ditado, o bichano serve de exemplo para quem não pode fazer algo de maneira convencional, ou para quem se nega a resolver uma situação por falta de ajuda.

Depois desse pequeno esclarecimento, quando alguém recitar esse ditado para você, entenda que a pessoa quer dizer: “Se vira, meu filho!”.

5 comentários:

Lúcia Soares disse...

rsrs Oi, Célia, Falei outro dia, num post, sobre os ditados que circulam com a frase indevida. Este exemplo está lá e muita gente não o conhece mesmo. Aliás, há tantos errados por aí, que vale a pena você postar de vez em quando sobre eles.
Beijo!

Glalter G. J. Rocha disse...

Muito bom. Vou ter mais atenção ao pronunciar esses ditados populares. Te ligo antes de falar.

New disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lygia disse...

RSRS.. Adorei o " se vira sozinho meu filho"...
Mais é por ai mesmo.. são detalhes que pessoas que não conhecem os ditos populares acabam falando o que ouvem..e por isso acabam repetindo coisas inusitadas como estas..rsrs
Mais vale a pena comentá-los.. ficou ótimo.
bjs

Luciana Reis disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei!!!